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Faróis LED µAFS

A nova iluminação automóvel revoluciona a segurança nas estradas

Faróis de pixels inteligentes

Qual é o curso da estrada, qual é a velocidade de condução do carro, existe tráfego no sentido oposto e qual é a distância entre o carro e os outros veículos? Num projeto de pesquisa nos últimos três anos, foi criado um farol inteligente e de alta resolução, que analisa as condições de condução e tempo continuamente. Ele leva a iluminação adaptativa à frente para uma nova dimensão.

Como gestora geral e parte integrante de uma aliança de pesquisa, a OSRAM tem conduzido com sucesso o desenvolvimento da base para faróis de LED inteligentes e de alta resolução. O modelo de demonstração foi desenvolvido em colaboração com as parceiras de projeto Daimler, Fraunhofer, Hella e Infineon, e foi co-financiado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.

Faróis de pixels inteligentes individualmente adaptáveis para as condições ideais de iluminação

Ambos os faróis contêm três fontes de luz LED, cada uma com 1.024 pontos de luz (pixels) controláveis individualmente. Isto significa que o farol pode ser adaptado muito precisamente para adequação à respectiva situação de tráfego de modo a assegurar condições ideais de iluminação sempre, sem encandear os outros condutores.

A iluminação pode ser adaptada para se considerar cada curva concebível na estrada de modo a não existir nenhuma área periférica escura. Além disso, com o auxílio de sensores no veículo, as áreas ao redor podem ser analisadas de modo a iluminar o tráfego em sentido oposto. Isto permite ao condutor ver estes veículos mais claramente. Ao mesmo tempo, o feixe de luz não reluz nas cabeças dos condutores que circulam no sentido contrário, significando isto que não serão encandeados. Como resultado, estes faróis com deslocamento não precisam mais de ser ajustados para a circulação em vias secundárias.

Mesmo tamanho de faróis, maior resolução

Na atual geração de faróis adaptativos no mercado, vários componentes LED são instalados nos faróis lado a lado e uns sobre os outros. Componentes eletrônicos adicionais são necessários para acender e apagar os segmentos de luz.

O número de segmentos é limitado por causa do espaço restrito no farol. Na nova abordagem, a ativação eletrónica do LED integra-se no chip, resultando numa resolução muito mais alta, atendendo ao mesmo tempo os requisitos de espaço limitado. O módulo LED apresenta um interface térmico e elétrico, que permite uma conexão direta com os circuitos eletrónicos do veículo.

Benefícios da inovação

Em altas velocidades, o alcance do feixe de luz aumenta automaticamente. No tráfego urbano, por outro lado, uma distribuição de luz mais ampla melhora a segurança, pois além da estrada, passeios e áreas periféricas também são mais bem iluminadas. Estas funções são implementadas de forma totalmente eletrónica sem nenhum atuante mecânico. Com o feixe pleno anti-encadeamento, o condutor terá sempre a melhor iluminação possível à noite, sem nenhum efeito adverso para os outros condutores. Para os condutores, este é um benefício claro em termos de percepção e uma contribuição importante na redução do risco de acidentes ao conduzir à noite.

Comunicado de imprensa: A nova iluminação automóvel revoluciona a segurança nas estradas


”Queremos agora desenvolver este tipo de novo de fontes de luz LED de alta resolução para prepará-la para produção em série, e vemos um enorme potencial para o seu uso em faróis.“

Stefan Kampmann, Diretor de Tecnologia da OSRAM Licht AG

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Stefan Grötsch, um engenheiro da OSRAM Opto Semiconductors, relembra como uma ideia brilhante se tornou uma realidade.

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  • Um terço dos acidentes fatais (ocupantes do carro) ocorre à noite*
  • A taxa de acidentes fatais por quilómetro cresce por um fator de quatro à noite*

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