A subsidiária da OSRAM Clay Paky iluminou o Festival da Canção Eurovision

A subsidiária da OSRAM Clay Paky iluminou o Festival da Canção Eurovision


2016 A OSRAM foi a parceira oficial de iluminação da Eurovision pela segunda vez

Foto: Martin Bohm

Mais de 200 milhões de espectadores em todo o mundo

Pela segunda vez consecutiva, a OSRAM, como parceira oficial de iluminação do ESC, forneceu a iluminação para os 42 países participantes nas semifinais e na final.

Como parceira oficial de iluminação para o Festival da Canção Eurovision em Estocolmo, a OSRAM transformou o super show em um megaevento para a tecnologia de iluminação.

Estabelecendo novos padrões

“O Festival da Canção Eurovision é um evento único no ano televisivo com alguns dos mais altos valores de produção na transmissão. Estou encantado pelo fato de nossa cooperação com a OSRAM prosseguir em 2016.”

Jon Ola Sand, Supervisor Executivo do Festival da Canção Eurovision

“Luz é emoção. E como a emoção é a principal conotação quando se trata do Festival da Canção Eurovision, estamos muito satisfeitos em sermos mais uma vez parceiros deste evento de entretenimento único.”

Hans-Joachim Schwabe, CEO da Unidade de Negócio de Iluminação Especializada da OSRAM

Tecnologia de ponta e configurações de iluminação fascinantes

A iluminação é um componente central de um show fascinante, ainda mais em se tratando de um espetáculo tão importante como o Festival da Canção Eurovision. Portanto, temos orgulho em ter fornecido a maioria da tecnologia de iluminação para este evento de entretenimento televisivo de maior porte do mundo. A maior parte da tecnologia de iluminação de ponta no espetáculo for fornecida pela Clay Paky, subsidiária da OSRAM.

A Clay Paky é uma marca de referência mundial em termos de iluminação de entretenimento e no setor de iluminação profissional. Ele já fornece produtos para os shows do ESC há vários anos.

As luminárias da Clay Paky estão instaladas em ambientes arquitetônicos e de entretenimento em todo o mundo, bem como em pontos de encontro, clubes noturnos e bares, parques temáticos, lojas, salões de conferência. Os produtos de iluminação da Clay Paky são utilizados em grandes produções teatrais e televisivas, eventos ao vivo, concertos, turnês, exposições, e eventos corporativos.

Tecnologia de iluminação de última geração

Nunca houve uma performance no Festival da Canção Eurovision (ESC) como aquela feita pelo Sergey Lazarev para a Rússia. Ele escalou uma parede, parecendo estar suspenso no ar e voou através do espaço sobre um asteróide, talvez a mais espetacular exibição em palco em todos os 60 anos de história do festival. A performance pode não ter sido suficiente para garantir a primeira posição na votação do público no ESC 2016 em Estocolmo - ela foi para a cantora Jamala da Ucrânia com sua movimentada balada “1944”. Porém, em termos de combinação tridimensional de vídeo de última geração, tecnologia de iluminação, cenografia, coreografia e interpretação da canção, o show de Sergey Lazarev certamente estabeleceu novos padrões.

“As tecnologias de iluminação e vídeo se mesclarão ainda mais no futuro”, afirmou Frederik Jönsson, projetista de iluminação do ESC em Estocolmo. “Eu dou as boas-vindas a este desenvolvimento, pois ele será o combustível da criatividade de todos os envolvidos.” De acordo com Frederik Jönsson, o Festival da Canção Eurovision é como o Santo Graal para os projetistas de iluminação. E este Santo Graal foi encontrado em Estocolmo com o auxílio dos produtos Sharpy, Mythos e Scenius da Clay Paky.

Este foi o Festival da Canção Eurovision 2016

Foto: Ralph Larmann

”O Sharpy mudou tudo."

“O Sharpy mudou tudo. Ele produz feixes compactos de luz, que estão em todo o entorno na iluminação dos palcos televisivos atuais.”

Richard Gorrod, “mestre de iluminação” no Festival da Canção Eurovision 2015

“O Festival da Canção Eurovision é como o Santo Graal da TV. Ele atrai a atenção de um enorme número de espectadores em todo o mundo, e constitui um grande desafio: para realizá-lo e para realizá-lo corretamente.”

Fredrik Jönsson, Projetista de iluminação do Festival da Canção Eurovision 2016

Sharpy Wash 330: refletor leve e extraordinariamente compacto de 330 W
Mythos: refletor de luz híbrida altamente avançado, com excelente lâmpada de 470 W

Sharpy Wash

Mythos

Sharpy O Wash 330 é um projetor extraordinariamente compacto e leve de 330 W, com a eficiência luminosa e desempenho gráfico e ótico de um equipamento de 1000 W. Ele é extremamente silencioso e rápido, e equipado com um sistema de cor CMY completo, zoom 6,5°-48°, atenuador mecânico, filtro de conformação de feixe e cobertura superior motorizada. Ele é uma fonte de luz ecológica, permitindo economias consideráveis de custos de operação e consumo de energia|.

O Mythos é uma forma altamente avançada de iluminação híbrida. Ele é um excelente projetor com lâmpada de 470 W, que produz um feixe de luz grande e notável, oferecendo zoom de 4° a 50° (relação 1:12). Seu feixe de luz é cortante, com bordas perfeitamente definidas, desde os primeiros milímetros após a lente frontal e ao longo de toda a sua extensão. O zoom é otimizado em termos de focalização, que é separado daquele dos ‘gobos’ fixos e rotativos. Seus movimentos são suaves, rápidos e muito silenciosos.